sexta-feira, 25 de março de 2011

Oficina de Histórias


A cultura é uma somatória de costumes, tradições e valores, é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo,  jeito este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma peculiar.

Esse SER é também PERTENCER a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo,temos na cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Isso independe de raça, sexo ou idade. De fato a Cultura pode abrir caminhos para a promoção da saúde por ser uma ferramenta que favorece a expressão de sentimentos, resgata memórias, e facilita a integração social e a comunicação. Além disso, a cultura expressa a história, hábitos e costumes de gerações.

Por isso, a aproximação da cultura com a saúde consiste em proporcionar bem-estar. O processo do envelhecimento gera perdas e ganhos, mas, na medida em que, a cultura é explorada como produção de sentidos e favorece a expressão da velhice em suas várias dimensões, facilita a saúde emocional e física.
A consciência de SER pode gerar solidão caso não haja a consciência de PERTENCER, ou seja, de compartilhar a existência com outros.
O símbolo cultural tem esta plasticidade de prestar-se a diversas interpretações em vários níveis de complexidade psicológica.

Então para aliar a cultura à saúde, o Espaço Cultural Sobrado propõe um trabalho voltado para o público a partir dos 60 anos por meio da OFICINA DE HISTÓRIAS. Esta será realizada no próprio Espaço Cultural Sobrado e terá como objetivo promover o resgate de memórias passadas, favorecer a auto estima, despertar a consciência de si mesmo, compartilhar experiências vividas e promover a integração social, através de dinâmicas específicas e muitas histórias a serem contadas e compartilhadas.

Oficina de Histórias
Horário: toda segunda-feira de 14h às 15h30min
Investimento mensal: R$ 35,00
Facilitadora: Rogéria Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário