quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Arte ecológica!

Nós humanos estamos, gradualmente, fazendo um intenso processo de poluição no planeta. Em toda a parte nos deparamos com lixo e mais lixo. Seja nas ruas da cidade, nas praças, na praia, no rio, no mar...
São resíduos lançados na naturezas e que demoram anos e anos para se decompor. 



Diferentemente da natureza, que decompõem tudo que produz, seja restos de animais e plantas, nós humanos não temos esta capacidade. O probelma é que estamos gerando toneladas de lixo todos os dias e não sabemos mais como controlar essa produção. O lixo é jogado de qualquer maneira nos lixões das grandes cidades, jogado de qualquer maneira em lugares públicos, por pessoas ambientalmente falando ignorantes. Esse lixo vai pro rio, pro mar e mata inúmeros animais, seja na terra, seja na água. Sem falar da poluição do ar, que deixa o céu cada dia mais negro pela fumaça lançada por indústrias, despreocupadas com seu patrimônio. Toda essa poluição faz mal para a Terra, faz mal para nós e nossas futuras gerações.  
Mas nos últimos  anos está nascendo uma onda ecólogica, que se preocupa com o nosso lar, e renova nossa conciência sobre o futuro. É um movimento de empresas e entidades que se mostram antenados aos problemas do nosso planeta e move ações para o meio ambiente.
Uma atividade que ganha força é a RECICLAGEM. 
Reciclagem é tranformar um lixo, inútil e descartado, em um objeto útil, ou até mesmo um artesanato. Vários artesãos estão aderindo a este movimento, e produzem suas peças, reaproveitando materias usados.
Um típico exemplo da arte ecológica, é o papel machê, que utiliza papel usado e transorma em artesanato:

Veja o resultado!

  Além do papel, outros artesãos utilizam diferenciados materiais, como a garrafa de refrigerante, a garrafa PET, por exemplo. Assista esse vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=Lb0BV94Zato&feature=related


São ações como essas que nos move a ajudar o planeta e que nos dá a confiança de que salvá-lo é possível. O Sobrado apoia esta causa e na nossa loja está à venda peças ecólogicas, feitas de papel machê, garrafa PET, entre outras...
                                                                                                                                             

4 comentários:

  1. Muito lindo o mobile com pássaros de papel ma-
    chê. Parabéns ao artista e a vcs por divulgar
    e incentivar a reciclagem.
    No meu albúm do orkut tem algumas peças com re-
    ciclagem, quando puder dê uma olhadinha, estão
    no albúm "minhas artes".
    Boa noite, bom final de semana!

    ResponderExcluir